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4 vantagens em ter uma frota de caminhões rastreada

Arthur Moraes 14 de Abril de 2021

4 vantagens em ter uma frota de caminhões rastreada


Facilidades passam pelo acompanhamento em tempo real de informações e chegam até ao acesso de comparativos de uso e custo

 

As decisões de uma empresa passam por seus desempenhos e resultados. Com o gerenciamento de frotas de caminhões não é diferente. Com tantas variáveis e imprevistos que podem ocorrer pelo caminho, o rastreamento de frotas é um importante ponto de atenção para o setor do transporte. Rastrear é ampliar o controle da sua equipe e dos seus veículos, e a equipe do Grupo Delta elencou os principais pontos de atenção para obter as melhores vantagens desse serviço.

 

        1. Garantia de uma cobertura telefônica eficiente

Um bom rastreamento está diretamente ligado à uma boa cobertura de rede de operadora telefônica que, conforme lembra o  gerente de contas do Grupo Delta, Webster Pedralli, é um grande desafio. “Temos essa limitação no Brasil e as oscilações de sinal entre caminhões da mesma frota, por exemplo, se tornam uma realidade, aumentando os riscos. Com o uso de chip quadriband (que utiliza o sinal de mais de uma operadora), por exemplo, você reduz essa perda de sinal e garante equilíbrio no acompanhamento”, explica.

 

        2. Criação de padrões voltados para roubo

Ao garantir uma cobertura de rede eficiente, é aberta a possibilidade de também estabelecer um padrão voltado para roubos, onde os diferenciais do serviço precisam falar mais alto. Pontos como o sigilo de instalação e um procedimento de maneira geral bem mais cuidadoso podem potencializar a segurança.

 

 

         3. Controle de informações e maior gestão global

A escolha de uma plataforma de rastreamento que seja funcional e completa é extremamente decisiva para a gestão global - e consequentes comparativos de uso e reduções de gastos. “Existem diversas plataformas de rastreamento, mas o que podemos notar é a prática de oferecer os mesmos moldes de entrega e visualização, sem personalização e colocando diferentes necessidades em um canal limitado. Imagine você ter sete equipamentos diferentes de rastreamento na sua frota e precisar monitorar sete telas diferentes, com formatos e layout diferentes de informação. Não há um bom controle e nem unificação de recursos”, alerta Pedralli.

 

         4. Personalização de atendimento

Buscar um atendimento personalizado é muito mais que opção: é a necessidade de garantir o serviço que você precisa, de forma eficiente e rápida. É colocar a sua frota na prioridade do serviço. “O parceiro desse transportador precisa resolver problemas. E essa resolução também envolve a criação de padrões, conforme a necessidade do cliente. Se há uma pane no caminhão e eu tenho a informação da região dele, preciso de um sistema que indique os prestadores aptos para aquele tipo de equipamento ser atendido naquela região com o menor tempo possível. Foi isso que desenvolvemos aqui na Delta e estabelecemos um padrão de velocidade de atendimento que é impressionante. E precisa ser assim. Custo e tempo importam”.

 

O Grupo Delta, através da sua fábrica própria de software e todo o seu setor de tecnologia, criou o próprio rastreador de frotas, que contempla os pontos de vantagem acima listados e cria uma parceria de soluções completas para as frotas, com precisão de dados e uso de recursos avançados. “A operação logística do transporte envolve muitos serviços e nos adaptamos para atender essas necessidades da forma mais completa possível. Um bom exemplo é como a nossa plataforma de rastreamento permite o recebimento de sinal de outros rastreadores, compilando para uma única tela de telemetria e entregando conforme a necessidade do transportador - priorizando o cálculo de tempo do veículo parado, ou o controle de logística do caminhão para fazer agendamento de embarque por cercamento, entre outras personalizações”, explica Pedralli.

 

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Autor:
Arthur Moraes

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