Delta Grupo
X

Sua Mensagem foi enviada com Sucesso!

Em breve entraremos em contato com você.

Erro

Preencha corretamente os campos e verifique o captcha.

FALE COM A GENTE

Para nos ajudar a entender melhor suas necessidades, qual tipo de empresa você é?

Prosseguir

Ótimo. Quais tipos de veículo você trabalha?

Quais dos nossos serviços você tem interesse? Pode selecionar mais de um:

Qual tamanho da sua frota?

Ótimo! Podemos te ajudar! Para que possamos conversar melhor, nos passe seus contatos.

Voltar

5 dicas para reduzir custos na gestão de pequenas frotas

03/05/21
  • Início
  • Blog da Delta
  • 5 dicas para reduzir custos na gestão de pequenas frotas
  • A eficiência da gestão depende diretamente do papel do profissional gestor, das informações que ele tem e das decisões estratégicas tomadas na operação

     

    O bom gerenciamento de uma frota de veículos está ligado à segurança, agilidade e produtividade do trabalho de toda uma empresa. A gestão inteligente e eficiente requer uma série de ações e estratégias ligadas à organização e planejamento que garantem controle total sobre todas as atividades dos veículos, da manutenção ao rastreamento. Algumas vezes negligenciada, a gestão das pequenas frotas, com até 10 veículos, em pequenas e médias empresas, também importa - aliás, é fundamental. Veja a seguir 5 dicas para um gestor de pequenas frotas reduzir custos e otimizar processos.

     

    1. Conheça (e mapeie) a sua frota

    Muitos setores dependem diretamente dos resultados de desempenho das frotas corporativas e os gestores têm papel de destaque nessa grande engrenagem. Por isso, tenha sempre em mente que o planejamento é um dos pilares de atuação, mesmo nas frotas menores.

    Por isso, realize um mapeamento detalhado de todos os veículos que você tem: descreva todos eles por tipo (carro, moto, ônibus, caminhão, etc.); estado atual (conservados ou não); quilômetros rodados por mês e rodagem ideal; valores investidos com combustível, manutenção, salários dos motoristas e equipe de gestão; estilo de condução de cada veículo; e outras informações que julgar relevantes.

    Com esse diagnóstico pronto, você terá uma visão geral sobre a frota que ajudará na tomada de decisões.

     

    2. Trace objetivos e metas claras

    Quando um gestor estabelece uma política de objetivos e metas, consegue balizar o futuro dessa frota para o que precisa e espera que os veículos possam gerar em seus resultados. Configure, de maneira muito clara, seus objetivos, metas para alcançá-los e, principalmente, prazos para isso.

    Regras a cumprir pelos funcionários, direitos e contrapartidas dos clientes, dentre outros pontos precisam ser envolvidos nesses objetivos, que podem ser ligados a reduções de estatísticas, renovação de frota, dentre outros planos.

     

    3. Invista em manutenção preventiva

    Não espere acontecer uma pane para chamar o seu mecânico de confiança e realizar uma manutenção. Crie cronogramas entre os veículos para submetê-los a visitas periódicas aos especialistas no assunto.

    Uma frota mais produtiva e gastos reduzidos também dependem de como você realiza essas manutenções preventivas - e, principalmente, como evita ficar na mão do “acaso” e de panes severas que custarão mais caro no futuro.

     

     

    4. Tenha o controle das rotas

    Planejar as rotas também significa redução de custos, mas, principalmente, redução dos riscos de assaltos, atrasos e acidentes. Escolha rotas adequadas e, se puder, use a tecnologia a seu favor desde a etapa de planejar até o momento de extrair relatórios e saber se tudo saiu dentro do esperado.

    Trace o melhor caminho com antecedência e, depois, monitore o desempenho nas ruas e estradas com informações de precisão sobre os trajetos realizados.

     

    5. Use a tecnologia a favor da sua frota

    Assim como já adiantamos na dica anterior, investir em serviços que usam a tecnologia para auxiliar a gestão da sua frota, mesmo que ela seja de pequeno porte, é provavelmente uma das ações mais inteligentes que você pode fazer pelos veículos da empresa - e por você mesmo. Isso porque atualmente é possível contar com ferramentas de gestão que auxiliam a planejar, monitorar e analisar dados envolvendo todo o tipo de situação e atividade.

    Rastreamento da frota, manutenção, roteirização, telemetria e muitos outros serviços podem ser realizados com o uso de alta tecnologia, através de parceiros eficientes e de confiança.

     

    Para saber mais sobre este e outros serviços para frotas, entre em contato com a Delta.

    Para contato com a área comercial, ligue para (51) 4001-5885, ou Whatsapp (51) 3303-3883.

    Ou clique aqui e nos chame no Whats!

    • Frotas
    • Gestão de frotas

    Compartilhar:

      Posts Relacionados

    • 5 dicas para reduzir custos na gestão de pequenas frotas

      A eficiência da gestão depende diretamente do papel do profissional gestor, das informações que ele tem e das decisões estratégicas tomadas na operaç&atild...

      Ler mais
    • O que é Telemetria e como ela pode ajudar a sua frota?

      Responsável pelo “preventivo e corretivo”, essa tecnologia é aliada na hora de monitorar, corrigir e tomar diferentes decisões para todo tipo de carga Ler mais

    • Gestão de frotas: Cinco vantagens em ter um sistema único para controle

      Quando um gestor administra seus veículos em uma mesma ferramenta, garante eficiência e redução de custos com uma única escolha. Ler mais