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Assistência 24 horas: Por que ela faz a diferença na sua frota de caminhões?

11/02/21
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    A gestão de uma frota de veículos é dependente de uma extensa jornada de serviços e tecnologias que o consumidor, muitas vezes, só consegue compreender em detalhes quando é chegada a hora de uma necessidade muito comum: a assistência. Pense como um gestor de frotas de caminhões, por exemplo: quando foi a última vez que você mensurou índices de desempenho e reduziu custos com o apoio dos seus parceiros de negócios? E por que pensar com cautela na hora de contratar uma assistência 24 horas para os seus veículos? Aliás, o que você lembra quando pensa em "assistência 24 horas"?

     

    É muito comum que a necessidade emergencial seja atribuída ao problema na estrada e somente àquele episódio - afinal, o que você mais quer é resolver e retirar o seu veículo de uma situação adversa. No entanto, a forma como o atendimento ocorre antes, durante e depois pode ser determinante para o seu desempenho e para o seu bolso. Em tempos de novos hábitos e reorganização econômica pós-pandemia, uma escolha certeira para a gestão de frotas é o início de uma operação inteligente.

     

    Conforme explica o gerente de contas do Grupo Delta, Webster Pedralli, a personalização e a humanização são fundamentais no setor de transporte. “Para muitos gestores de frota e operações, assistência 24 horas é sinônimo de guincho ou simplesmente de um item do seguro que não o auxilia em grande parte de suas necessidades. Temos que desconstruir isso. O primeiro ponto é compreender que cada operação tem um perfil específico. Um segmento que trabalha com carga refrigerada, por exemplo, tem uma necessidade diferente de outro que atua com carga química. A cobertura e os perfis de atendimento são muito próprios de cada área, e isso se reflete diretamente no custo. A personalização permite que o seu custo seja reduzido, já que o serviço foi pensado para aquela operação e em cada detalhe que ela está envolvida”, explica Pedralli.

     

    Além disso, a necessidade do transportador passa, na maior parte das vezes, pelo auxílio que ele pode precisar enquanto o veículo estiver carregado - e é aí que também entra o caráter de facilitação. "Entender que o transportador está praticamente o tempo todo com o veículo carregado, e oferecer suporte ao veículo quando carregado, é um diferencial imenso, já que o mercado não atua com este tipo de remoção. Nós precisamos entender a situação e procurar a melhor alternativa para ajudar a resolver o problema. O trabalho é de um facilitador, em todas as esferas".


    Para buscar o plano ideal de assistência 24 horas é preciso encontrar flexibilidade no suporte, já que diferentes frotas têm diferentes necessidades - do seu tamanho até a região de abrangência. “O pacote de atendimento precisa ser disruptivo e o consumidor final deve encontrar empatia na hora de receber essa solução. Esse tipo de assistência não tem cobertura no seu plano? Sem problemas, vamos, primeiramente, resolver, depois tratamos das questões burocráticas. Isso diz muito sobre um suporte técnico que seja realmente de confiança e sensível às necessidades da operação. Sempre existe uma melhor solução para aquela necessidade de atendimento”, completa Webster.

     

    Algumas situações como a remoção em caso de pane; remoção em caso de sinistro; cobertura de tombamento; cobertura de içamento; estadia do motorista; transporte alternativo do motorista; suporte de carro reserva; cobertura de para-brisa; e suporte ao veículo carregado também devem receber a cobertura da assistência 24 horas - e, em todos eles, cada operação tem seus próprios desafios, e que devem ser tratados com um olhar diferenciado.

     

    Para saber mais: www.deltagrupo.com.br

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