Delta Grupo
X

Sua Mensagem foi enviada com Sucesso!

Em breve entraremos em contato com você.

Erro

Preencha corretamente os campos e verifique o captcha.

FALE COM A GENTE

Para nos ajudar a entender melhor suas necessidades, qual tipo de empresa você é?

Prosseguir

Ótimo. Quais tipos de veículo você trabalha?

Quais dos nossos serviços você tem interesse? Pode selecionar mais de um:

Qual tamanho da sua frota?

Ótimo! Podemos te ajudar! Para que possamos conversar melhor, nos passe seus contatos.

Voltar

O que é Telemetria e como ela pode ajudar a sua frota?

22/04/21
  • Início
  • Blog da Delta
  • O que é Telemetria e como ela pode ajudar a sua frota?
  • Responsável pelo “preventivo e corretivo”, essa tecnologia é aliada na hora de monitorar, corrigir e tomar diferentes decisões para todo tipo de carga

     

    A telemetria é, definitivamente, uma tecnologia cada vez mais essencial. Da ciência à agricultura, esse sistema de monitoramento que mede e comunica informações de interesse do operador revoluciona todo tipo de setor. No cenário automotivo e de frotas não é diferente. A telemetria veicular se tornou fundamental para a gestão de frotas e um profissional gestor que ainda não deu atenção para esse assunto corre sérios riscos de prejudicar o desempenho de seus veículos nas ruas, avenidas e estradas.

     

    O papel fundamental da telemetria se dá porque, em linhas gerais, ela armazena dados e gera históricos. Na prática, isso modifica totalmente o ofício de gerir uma frota. Com a possibilidade de receber a comunicação de dados sobre velocidade, RPM, frenagem, temperatura, rotação do motor, ângulos e muito mais, você já deve imaginar a quantidade de situações em que a telemetria pode se envolver, certo?

     

    “Hoje a telemetria se dá em um universo enorme. Se os produtos com lactose que você consome acabarem sofrendo algum impacto, de condicionamento ou temperatura, por exemplo, a telemetria nos ajuda a entender isso. Se um veículo entrar em uma cabeceira de ponte com velocidade que cause algum impacto, isso gera consequências ao produto e, então, a telemetria faz seu alerta”, explica o gerente de Relacionamento com o Mercado do Grupo Delta, João Castilho.

     

    Outro exemplo real é a carga perecível: se uma carga de carne deve ser transportada com -14ºC, o controle de temperatura precisa acontecer durante o transporte. Se a telemetria estiver funcionando, a entrega de carga acontece sem problemas. Sem isso, não é possível ter um histórico se essa temperatura variou e se, por consequência, o produto sofrerá alterações.

     

    “Motoristas precisam transportar cargas com uma janela muito reduzida, existe um tempo certo para entregar o produto e a telemetria calcula a hora que o veículo deve chegar ao seu destino. Esse motorista provavelmente vai passar por trechos em que precisa trafegar numa velocidade menor e a telemetria irá gerar toda essa informação para evitar transtornos no horário de chegada”, completa Castilho.

     

    Em resumo, a telemetria é fundamental para o controle de qualidade dos produtos e do tipo de serviço que vai ser prestado. “Temos, também, a situação da quebra de asa. Se a carreta se movimenta demais, de um lado para o outro, isso afeta o produto e pode, inclusive, terminar em um acidente. Com o veículo equipado com telemetria, no fim da viagem temos um alerta sobre riscos de tombamento, por exemplo”, exemplifica.

     

    A máquina fazendo a máquina funcionar. Essa é uma frase que pode definir perfeitamente o uso da telemetria, especialmente no contexto veicular. Ela é aliada em diversas situações, estudando o comportamento do motorista; atuando na manutenção do veículo, quando realiza estimativas e acusa fatores que influenciam sobre a durabilidade do motor; e sinalizando sobre o controle de vida do veículo e futuros gastos - ou então indicando redução de custos.

     

    “Com ela, as companhias identificam o bom e o mau motorista, e identificam, também, o momento de manutenção. A telemetria atua no preventivo e no corretivo. Ela ajuda a atribuir mais profissionalismo para todo o ecossistema: seguradora, cliente, motorista, mecânico, todos os envolvidos”, finaliza Castilho.

     

    Para saber mais sobre este e outros serviços para frotas, entre em contato com a Delta.

    Para contato com a área comercial, ligue para (51) 4001-5885, ou Whatsapp (51) 3303-3883.

    Ou clique aqui e nos chame no Whats!

     

     

    • Delta Fleet
    • Frotas
    • Gestão de frotas

    Compartilhar:

      Posts Relacionados

    • O que é Telemetria e como ela pode ajudar a sua frota?

      Responsável pelo “preventivo e corretivo”, essa tecnologia é aliada na hora de monitorar, corrigir e tomar diferentes decisões para todo tipo de carga Ler mais

    • Gestão de frotas: Cinco vantagens em ter um sistema único para controle

      Quando um gestor administra seus veículos em uma mesma ferramenta, garante eficiência e redução de custos com uma única escolha. Ler mais

    • Gestão de frotas: O que é pronta resposta e porque ela é tão importante

      Frotas de todo o tipo podem ter acesso a um sistema completo de gestão com assistência 24 horas, além de rastreamento, manutenção e tel...

      Ler mais