Como empreender no mercado de locadoras de veículos?

Como empreender no mercado de locadoras de veículos?
Ramo
de negócio tende a permanecer entre os mais rentáveis nos próximos anos
Investir na abertura
de uma locadora de veículos tende a ser um negócio rentável para os
empreendedores que optarem por este ramo de atuação nos próximos anos.
Isso porque cada vez
mais turistas, motoristas de aplicativos, executivos e famílias, têm encontrado
na locação de automóveis uma opção econômica de lazer e trabalho.
O motivo do
aquecimento deste setor da economia está ligado ao alto custo de manutenção de
um carro, a supervalorização dos seminovos e a queda de produção das montadoras
por falta de insumos.
Só que ter uma
empresa própria, mesmo num segmento tão promissor, não é nenhum mar de rosas,
principalmente para aqueles que não possuem a mínima noção de que empreender é uma
arte, construída 50% pela vontade de vencer e a outra metade pelo conhecimento
que se deve ter para a tomada assertiva de decisões.
Se você chegou até
aqui porque pensa em abrir uma locadora de veículos, essa leitura vai ampliar
horizontes ao mostrar não o caminho das pedras, mas a maneira certa de fazer as
coisas acontecerem para alcançar o sucesso.
Questione-se: o seu plano de ação é coerente?
Nenhum
empreendimento sai do papel se não houver planejamento, ou seja, não basta
apenas definir o ramo que se deseja atuar e esperar que tudo aconteça como num
passe de mágica.
É preciso pesquisa,
um olhar atento sobre a concorrência e uma estruturação madura da ideia, desde
o local até a documentação e seguro dos automóveis.
Além disso, definir
de forma clara o capital inicial para investimento, que no mercado de locação
de veículos não costuma ser baixo.
Neste momento de
organização é importante ter o auxílio de um contador, não apenas para definir
o orçamento, mas também para prever gastos futuros.
Acredite: seja qual
for o seu nível de conhecimento, será loucura tentar abraçar esta etapa
sozinho.
Exigências legais para abertura de uma locadora
Fora a parte
burocrática presente na abertura de qualquer tipo de negócio, que envolve CNPJ,
Receita Federal, pagamento de impostos municipais, estaduais e mais um monte de
taxas e papelada, investir no ramo de locadoras exige gerenciamento dos
documentos e seguros de cada carro.
Esteja ciente disso!
A escolha da localização
Neste momento é
necessário levar em consideração 3 questões importantes: você precisa estar
onde seus clientes estão, é essencial ter uma boa estrutura para atendê-los e
por último, mas não menos relevante, a frota necessita de espaço.
Uma dica é buscar
por pontos comerciais próximos a agências de viagens, rodoviárias, terminais
hidroviários, centros urbanos e aeroportos.
Lembre-se sempre da máxima de que quem não é visto, não é lembrado.
Atenção na compra dos automotores
Os automóveis são a
matéria prima da sua empresa, então tenha a máxima atenção não apenas às
condições mecânicas, elétricas e estéticas do carro, mas também se certifique
de que a documentação está em dia na hora da compra.
Inclua também no seu
planejamento a previsão de gastos com manutenção e reposição da frota, visto
que em razão da quilometragem alta, carros de locadora precisam ser
substituídos a cada 2 anos.
Não se esqueça do seguro!
Ter veículos
segurados em sua frota é indispensável, uma vez que roubos e acidentes fazem
parte dos riscos que rondam quem resolve investir nesta área.
Dê atenção especial
a escolha da seguradora e leve em consideração as propostas daquelas que
oferecem algum tipo de parceria.
Ninguém faz nada sozinho!
Se uma andorinha
voando sozinha não faz verão, não é você que vai dar conta de fazer o negócio
prosperar cuidando de tudo sozinho.
Para que o sistema de aluguel de carros funcione de maneira eficiente será necessária a contratação de recepcionistas, manobristas, lavadores e mecânicos, sem falar das pessoas que cuidarão das finanças, do marketing e da gestão de pessoal.
Cerque-se de bons
profissionais, delegue funções e veja seu negócio andar.
Mesmo que empreender neste ramo seja mirar em um futuro promissor, é importante rever as estratégias periodicamente, manter sempre os dois olhos bem aberto no mercado e se preocupar em ter diferenciais competitivos. Seja diferente!
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